domingo, 18 de abril de 2010

O perdão do Senhor

"e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores;" Mateus 6:12
O evangelista Lucas usa a palavra "pecados", ao invés de "dívidas", o que nos parece mais expressiva, embora os nossos pecados não deixem de ser dívidas para com Deus.
Como devemos pedir ao Pai celestial o pão de cada dia, da mesma maneira Jesus nos ensina a necessidade de reconhecermos diariamente os nossos pecados, confessá-los diante de Deus e pedir-lhe perdão.
Seria muito bom se nos acostumássemos a praticar diariamente o quecoloco a seguir. Ao findar o dia, na solidão do nosso quarto, depois do apagar da luz, façamos um exame do nosso coração e perguntemos a nósmesmos: Quais são os pecados que cometi durante as vinte e quatro horas passadas? Pecados da carne e do espírito! Quais as falhas? Que trabalho deixei de fazer para Deus? Aproveitei todas as oportunidades para testemunhar de Cristo? Ajudei alguém que precisava de mim? Existe alguma pedra de tropeço na minha vida? Há algum pecado em mim de que eu não tenha conhecimento?
Este exame introspectivo,leva-nos imediatamente aos pés do Mestre, a implorar: Ensina-me a dizer com o salmista: "Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos, vê se há em mim algum caminho perverso, e guia-me pelo caminho eterno" (Salmos 139:23,24).
Esta oração há de ser feita não só diariamente mas sempre, ao reconhecermos que temos feito algo desagradável a Deus. O cristão que não toma conhecimento de suas falhas e nem sequer pede perdão imediatamente,está propício a perder a alegria de sua salvação.
Uma criança, quando reprovada por sua mãe por ter feito algo errado, pode até bater no rosto da mãe, mas não fica satisfeita até voltar ao colo dela para receber o seu carinho. Ela sabe que errou e só se sentirá alegre quando, no seu jeito infantil, procura o perdão daquela que ama de todo o coração.
Somos tais crianças quando pecamos contra o nosso Pai!

Nenhum comentário:

Postar um comentário