"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca." Marcos 14:38
Esta exortação--"Vigiai e orai"--que Jesus dirigiu aos discípulos amados--Pedro, Tiago e João--deve ter deixado uma impressão indelével na memória do apóstolo Pedro, porque mais tarde ele mesmo teve ocasião de aconselhar aos crentes da dispersão, dizendo: "Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar" (1 Pedro 5:8).
Neste século, os cientistas estão dedicando muito tempo a pesquisas, a fim de descobrir as causas das moléstias que ceifam a vida de tantos, dia após dia. Os médicos também preocupam-se mais com os preventivos de doenças do que com a cura, pois reconhecem que sempre há mais vantagem em evitar, se for possível. Pensemos nas doenças da alma que a oração pode prevenir.
Encontramos na Bíblia conselhos insistentes para vigiarmos e orarmos, e há um livro que retrata o Diabo como uma pessoa muito atrevida em face de tudo, menos de um crente ajoelhado. Ele anda buscando os cristãos e até entra com eles na igreja. Tenta o cristão que testemunha, que canta, que frequenta assiduamente os cultos, mas quando o cristão levanta a sua voz, em verdadeira oração, Satanás começa a tremer. porque receia a sua derrota na vida daquele cristão. Quanto mais estiver a alma em contato com o Espírito Santo, tanto maior será a força para resistir às tentações.
Procuremos conhecer-nos a nós mesmos. Quando soubermos qual a tendência nossa para o mal, vigiemos e oremos muito, para evitarmos a realização desse desejo. Deus perdoará, sim, mas não nos livrará do remorso consequente do pecado cometido. O salmista Davi recebeu o perdão de Deus, mas o seu pecado estava sempre diante dele. O perdão divino é o nosso remédio; entretanto, é muito mais agradável experimentar a doce comunhão com Deus, sem um grande remorso no coração. Orar e vigiar é um preventivo eficaz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário